Neurodesenvolvimento: O desenvolvimento infantil é guiado por marcos importantes no neurodesenvolvimento que indicam o progresso saudável da criança em suas habilidades motoras, cognitivas e de linguagem. Quando esses marcos não são atingidos dentro do período esperado, pode ser um indicativo de atraso no neurodesenvolvimento. Identificar esses sinais precocemente é fundamental para a intervenção adequada e para ajudar a criança a alcançar seu pleno potencial.

Principais Sinais de Atraso no Desenvolvimento Motor:

1. Hipotonia:

Músculos excessivamente fracos ou postura caída, dependendo da idade, podem ser indicativos de atraso no desenvolvimento motor.

2. Dificuldade em Sustentar a Cabeça após 3 Meses:

Se a criança não consegue controlar o movimento da cabeça até por volta dos três meses, isso pode ser um sinal de alerta.

3. Não Conseguir Sentar até os 6 Meses:

Sentar-se de forma independente é um marco importante; a ausência dessa habilidade até por cerca de seis meses pode indicar um atraso.

4. Não Engatinhar até os 9 Meses:

O engatinhar é um passo crucial no desenvolvimento motor, e a falta dessa habilidade até os nove meses pode ser preocupante.

5. Não Andar Sozinha até os 15 Meses:

Caminhar de forma independente é um marco significativo; se a criança não andar até os 15 meses, pode haver um atraso no desenvolvimento.

6. Dificuldade em Manipular Objetos:

Se a criança não consegue pegar, segurar ou manipular objetos de forma coordenada até os 12 meses, isso pode ser um sinal de atraso no desenvolvimento motor fino.

7. Padrões de Movimento:

Movimentos repetitivos e rígidos, como balançar o corpo de forma constante, podem indicar um problema no desenvolvimento motor ou neurológico.

Sinais de Alerta para Dificuldades no Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor

Além dos marcos motores, é importante observar outros sinais que podem indicar dificuldades no desenvolvimento global da criança:

  • Falta de Controle Cefálico:  A incapacidade de manter a cabeça firme é um dos primeiros sinais de alerta.
  • Desinteresse pelo Ambiente: Se a criança não mostra interesse pelo que acontece ao seu redor, não estabelece contato visual ou parece apática, isso pode ser um indício de atraso cognitivo ou emocional.
  • Não Pegar ou Manipular Objetos: A ausência de tentativa de pegar ou manipular objetos também pode ser preocupante.
  • Não Responder a Sons ou Vozes: A falta de resposta a estímulos auditivos, como o som da voz dos pais ou outros ruídos, pode indicar problemas auditivos ou atraso no desenvolvimento cognitivo.
  • Falta de Expressão Facial: A ausência de expressões faciais variadas ou sorrisos pode ser um sinal de dificuldades na socialização ou no desenvolvimento emocional.

Sinais de Atraso no Desenvolvimento da Linguagem e Socialização

O desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais é igualmente importante. Fique atento a esses sinais:

  • Dificuldade em Formar Frases Simples aos 2 Anos e Meio: Se uma criança dessa idade ainda não consegue formar pequenas frases, isso pode ser um indicativo de atraso na linguagem.
  • Dificuldade em Prender a Atenção em Brincadeiras: A incapacidade de se concentrar em uma atividade simples também pode sinalizar dificuldades no desenvolvimento cognitivo ou emocional.
  • Não Imitar Sons ou Gestos: A imitação é uma parte crucial do aprendizado e desenvolvimento social desde os primeiros meses. Se a criança não imita sons, gestos ou ações até os 18 meses, isso pode indicar um atraso.
  • Não Apontar para Mostrar Interesses: Apontar é uma forma de comunicação pré-verbal. A ausência dessa habilidade aos 12 meses pode ser um sinal de alerta.
  • Não Responder ao Próprio Nome até 12 Meses: Se a criança não reage ao ser chamada pelo nome até essa idade, pode haver dificuldades no desenvolvimento da linguagem ou socialização.
  • Evitar Contato Visual: A falta de contato visual pode ser um sinal de atraso na socialização e é frequentemente observado em condições como o autismo.

 

Sinais de Atraso no Desenvolvimento Emocional

  • Falta de Vínculo com os Pais ou Cuidadores: Se a criança não demonstra apego ou não busca conforto nos pais ou cuidadores, pode haver dificuldades no desenvolvimento emocional.
  • Incapacidade de Demonstrar Emoções: A ausência de reações emocionais como riso, choro ou expressões faciais pode indicar um atraso no desenvolvimento emocional.

 

Conclusão

Observar os marcos do neurodesenvolvimento infantil e estar atento a sinais de alerta é essencial para garantir que a criança receba o suporte necessário e que possa ser estimulada, quanto mais cedo pais e cuidadores iniciarem terapias cognitivas e motoras, mais cedo a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade do cérebro se moldar e aprender se mostrará com resultados mais eficientes. Se houver suspeita de atraso, é importante consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada.

Siga a Clínica PBSF no Instagram

Quer ver mais postagens como esta? Veja mais em nosso BLOG!