O sopro cardíaco consiste no som gerado pelo fluxo de sangue através do sistema cardiovascular (coração e/ou vasos sanguíneos). Felizmente, na maioria dos casos, a simples presença desse som, detectado durante uma consulta pediátrica de rotina por exemplo, não representa obrigatoriamente nenhuma anormalidade.
Sopro cardíaco inocente: quando não há motivo para preocupação
É o que se denomina sopro inocente ou fisiológico, que geralmente é transitório e pode até passar despercebido ao exame clínico. Portanto, o sopro cardíaco NÃO é necessariamente sinônimo de cardiopatia ou qualquer doença. No entanto, ao ser detectado, merece investigação para esclarecimento da causa.
Investigação inicial: exames complementares para esclarecimento da causa do sopro cardíaco
Em geral, além da avaliação clínica (exame físico), a investigação inicial também pode incluir, a critério do médico, alguns exames complementares cardiológicos mais simples, tais como eletrocardiograma, raio-x de tórax e ecocardiograma.
No caso do sopro cardíaco inocente, geralmente todos os exames são normais. Nessa situação, o pediatra e a família podem ficar tranquilos!
Quando o sopro cardíaco não é inocente: como identificar um som patológico
Por outro lado, algumas características específicas do sopro cardíaco auscultado pelo médico através do estetoscópio, aliadas aos dados clínicos obtidos na consulta, podem indicar se o som é benigno ou não. Na suspeita de um sopro não fisiológico, isto é, patológico, toda a investigação deve ser realizada, especialmente o ecocardiograma, que é o exame capaz de estudar a anatomia cardíaca e o fluxo sanguíneo nas cavidades, valvas e vasos do coração.
Investigação aprofundada: quando há suspeita de cardiopatia congênita ou adquirida
A depender da evolução do quadro e dos resultados dos exames iniciais, indica-se uma investigação mais aprofundada, orientada preferencialmente pelo cardiopediatra. O objetivo é descartar ou confirmar o diagnóstico de alterações tais como a cardiopatia congênita, ou seja, doença cardíaca que existe desde a formação do feto e já está presente ao nascimento.
Outra causa possível de sopro cardíaco patológico na infância é a cardiopatia adquirida. Ela surge após o nascimento em qualquer momento da vida, tais como: miocardite, febre reumática e miocardiopatias.
Encaminhamento ao cardiopediatra: orientação para investigação e seguimento.
O encaminhamento ao especialista cardiopediatra para orientar a investigação e o seguimento pode ser feito em qualquer momento, até mesmo logo após a suspeita ou identificação do sopro cardíaco ou da própria cardiopatia.
Dr. Wagner Knoblauch
CRM 179247