Ajudamos seu filho a
atingir seu potencial pleno

Mais de 15 especialidades

Exame de Eletroencefalograma

Agende um consulta através
do botão flutuante do WhatsApp

Sobre a Clínica PBSF

A Clínica PBSF reúne uma equipe multidisciplinar de médicos e profissionais, com mais de 15 especialidades dedicadas ao acompanhamento pediátrico, desde o período pré-natal até a adolescência. Nos preocupamos com o neurodesenvolvimento compatível com a idade e as características de cada criança, para que ela atinja seu potencial pleno.

bebe de quatro olhando a câmera

Recepção

Consultório 1

Consultório 2

Consultório 3

MISSÃO

Utilizar o que há de mais avançado, incorporando tecnologia de ponta e humanização, para assistência de crianças desde antes do nascimento, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento

VISÃO

Ser reconhecida como referência de excelência nacional e internacional no atendimento infantil  e seguimento de crianças de baixo e  alto risco para lesão cerebral.

VALORES

Humanização, excelência no atendimento, empatia e compromisso com o paciente, acolhimento, ética e respeito.

A HISTÓRIA

Como começou a clínica PBSF?

A Clínica PBSF nasce através do propósito de Proteger Cérebros e Salvar Futuros. Os responsáveis técnicos pela clínica sempre almejaram investir no cuidado integral dos pacientes pediátricos, investindo, portanto, desde o no cuidado especializado no pré-natal, dando suporte, se necessário, para aqueles que precisarem de cuidados avançados em UTIs e evoluindo para o seguimento desta criança, sendo ela com ou sem necessidades especiais.

Por isso a Clínica PBSF já nasce com uma notoriedade e uma bagagem muito grande, com um time altamente especializado no conceito de atenção integral ao binômio mãe-filho, com uma capacidade técnica indiscutível, porém sem nunca se desconectar dos conceitos de humanização e acolhimento.

Vídeo

Nasce a Clínica PBSF

Áreas | Departamentos PBSF

Cardiologia pediátrica

O cardiologista pediátrico cuida de crianças e adolescentes com problemas relacionados ao coração e aos grandes vasos do sistema circulatório (veias e artérias), sendo tanto doenças congênitas (a criança já nasce com elas) e quanto as adquiridas nos primeiros anos de vida. Cansaço, desmaios, lábios, dedos e unhas arroxeados ou azulados (cianose) e sopro (barulho indevido no coração que pode ser percebido pelo pediatra no exame físico) são alguns sinais que indicam a necessidade de agendar uma consulta com um cardiologista pediátrico.

Wagner Santos Knoblauch Pediatra cardiologista CRM 179247

Wagner Santos Knoblauch Pediatra cardiologista CRM 179247

Cirurgia pediátrica

É a especialidade médica responsável pelo tratamento clinico-cirúrgico de crianças com doenças congênitas ou adquiridas, do período antinatal até o fim da puberdade. Os procedimentos mais comumente necessários estão entre correção de hernias (inguinais, umbilical), fimose, criptorquidia dentre outras.

Enfermagem

A enfermagem é responsável pelo cuidado em sua forma mais ampla. Na área materno-infantil, o enfermeiro (a) está diretamente envolvido em todos os processos podendo auxiliar na promoção e manutenção da saúde, além da prevenção e recuperação de doenças. Entre as atividades realizadas, podemos destacar:

– Acompanhamento e orientações durante a gestação, trabalho de parto, nascimento, cuidados com o recém-nascido e no ambiente domiciliar (primeiros cuidados, manejo da cólica e da dor, banho de banheira, ofurô e no chuveiro, primeiros dentinhos, etc).

– Consultoria de amamentação.

– Uso de óleos essenciais da aromaterapia para o bebê, criança e família.

– Colocação do primeiro brinco (furinho de orelha) de forma segura e humanizada.

– Consultoria de sono para o bebê, criança e família.

– Diferentes tipos de massagem, como Shantala e Toque de Piano.

– Curativos de lesões e cuidados com pós-operatórios em geral.

ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

Endocrinologia Pediátrica é a especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das alterações hormonais da criança desde seu nascimento até o fim da adolescência. Algumas alterações podem resultar no prejuízo do desenvolvimento do organismo da criança.

Dr. Arthur Lyra Endocrinologia Pediátrica CRM 184.759 RQE 899941

Dr. Arthur Lyra Endocrinologia Pediátrica CRM 184.759 RQE 899941

ELETROENCEFALOGRAMA

Exame de Eletroencefalograma | Laudo em 1 dia útil

Pode ser feito em domicílio: Nos pacientes em Home Care

Especializado em atendimento pediátrico: Bebês e crianças de qualquer idade

Para que serve?

O exame é indicado, na maioria das vezes por um neuropediatra para investigar em bebês e crianças diversos sintomas, sendo os principais:

  • Suspeita de crises epilépticas
  • Dificuldade de aprendizado
  • Alterações de consciência
  • Alguns tipos de dores de cabeça
  • Movimentos anormais

Como é realizado?

O eletroencefalograma é um exame com a colocação de eletrodos no couro cabeludo que por meio de uma pasta condutora, são detectadas a ondas cerebrais associado a filmagem por vídeo do paciente. É um exame indolor, sem riscos, porém é necessário a colaboração do paciente, e em crianças agitadas pode haver necessidade de uso de medicações para indução do sono.

Avaliados e laudados pelas Neurofisiologistas:

Dra. Paula Girotto Fonseca
Neuropediatra e Neurofisiologista
Membro da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
CRM: 146415

Dra. Letícia Pereira de Brito Sampaio
Neuropediatra e Neurofisiologista
Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
CRM: 77957

  • Orientações sobre o exame:
  • Para a realização do exame, a criança deve estar com os cabelos lavados e secos.
  • Crianças maiores de 2 anos: devem dormir o mínimo possível na véspera ou no dia do exame, além de estarem bem alimentadas no momento da avaliação.
  • Crianças menores de 2 anos: podem ser alimentadas no início do exame.
  • Os pais ou responsáveis precisam ter à mão mamadeira ou alimentos habituais, além dos apetrechos que o bebê utilize para dormir, tais como chupeta, travesseiros, objetos de apego, etc.
  • A criança não deve dormir durante o caminho do exame.
  • No caso de crianças que cochilam durante o dia, sugerimos que o exame seja realizado próximo ao horário do cochilo.
  • Caso necessário será realizado sedação leve com Hixizine ou Dramim.
    Fisioterapia

    A Fisioterapia Pediátrica é uma especialidade voltada ao tratamento de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. As doenças tratadas podem ser congênitas ou adquiridas depois do nascimento. Conta com recursos e técnicas que podem prevenir agravos e tratar quadros instalados de doenças motoras, respiratórios, dentre outras. O fisioterapeuta pediátrico estará sempre em busca de proporcionar a independência da criança, para que esta esteja em melhoria constante a cada fase do tratamento. E assim que a criança desenvolva habilidades motoras e cognitivas da forma correta e no tempo esperado.

    Tathiana Ghisi de Souza Fisioterapeuta motora CREFITO 54584-F

    Tathiana Ghisi de Souza Fisioterapeuta motora CREFITO 54584-F

    Mariana Werneck Costa Fisioterapeuta - CREFITO/3 – 53857

    Mariana Werneck Costa Fisioterapeuta – CREFITO/3 – 53857

    Fonoaudiologia

    O fonoaudiólogo é responsável pela melhora da articulação da fala, da voz, da fluência em leitura e escrita. Além disso, também é encarregado pelos cuidados da audição, deglutição e sistemas orofaciais. Na prática, esse profissional ajudará a criança a se expressar e receber informações, ou seja, a compreender e ser compreendida, por meio da fala, da escrita, da leitura e da comunicação não verbal. Se o seu filho tem apresentado algumas dificuldades nesses setores, a visita ao fonoaudiólogo é capaz de ajudar bastante.

    Gastroenterologia pediátrica

    O gastropediatra é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do aparelho gastrointestinal da criança e do adolescente. As doenças de abrangência são: Refluxo gastroesofágico; Alergia a proteína do leite de vaca e outras alergias alimentares; Intolerância à lactose; Constipação intestinal; Dor abdominal; Diarréia; Doença celíaca e outras doenças que determinam má absorção intestinal; Gastrites, esofagites e úlceras; Doença inflamatória intestinal; Sangramentos gastrointestinais; Doenças do fígado, vias biliares e pâncreas.

    Nefrologia pediátrica

    O nefropediatra se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os rins e o trato urinário de crianças e adolescentes que podem ter doenças renais agudas ou crônicas, congênitas ou adquiridas. Os problemas nefrológicos mais comuns são: infecções do trato urinário, enurese e distúrbios da micção (incluindo perda de xixi na cama ou na roupa), hipertensão arterial, anomalias congênitas do rim e do trato urinário, urolitíase (cálculo ou pedra nos rins), hematúria (sangue na urina), síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, doenças hereditárias, doenças císticas renais, doença renal crônica e suas complicações.

    NUTRIÇÃO

    O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:

    • Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
    • Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.
    • Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
    • Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.

    Thaís de Paula Marques Nutricionista CRN 3-64829

    Thaís de Paula Marques Nutricionista CRN 3-64829

    Laura Tafner Nutricionista

    Laura Tafner Nutricionista

    NEUROPEDIATRIA

    O cuidado da Neuropediatria é voltado às doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso infantil.

    O médico neuropediatra age no tratamento, acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

    Dra. Flavia Barros Lins Souza CRM 175475 Neuropediatra

    Dra. Flavia Barros Lins Souza

    CRM 175475 Neuropediatra

    especialista em Sono pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e Neuropediatra da Clínica PBSF – Protegendo Cérebros, Salvando Futuros.

     

    NEUROPSICOLOGIA

    A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que se dedica ao estudo das interações entre o cérebro e as funções cognitivas, emocionais e comportamentais.

    O neuropsicólogo atua no diagnóstico, acompanhamento e intervenção de diversas condições que podem afetar a cognição e o comportamento, abrangendo desde distúrbios de memória e atenção até alterações no raciocínio e nas emoções. Seu trabalho é essencial na avaliação e reabilitação de pessoas com comprometimentos neurológicos, oferecendo suporte tanto no diagnóstico quanto no tratamento de condições como Demências, Traumatismos Crânio-Encefálicos, Transtornos de Aprendizagem, Transtornos de Humor e Transtornos do Espectro Autista.

    CRISTIANE KOHLS BECKERT
    CRP 06/129526

    Formada em Psicologia e com especialização em Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica pela USP e UNIFESP. Membro do grupo de Avaliação e Análise Diagnóstica do Instituto Jô Clemente, atuando diretamente com casos de síndromes genéticas raras, autismo e deficiência intelectual. Pesquisadora científica na área de Inclusão e Transtornos de Aprendizagem Infantil. Experiência clínica no atendimento de pais e escolas com crianças com necessidades específicas, tais como autismo, superdotação, TDAH e dislexia.

    Psicologia infantil

    O Psicólogo é o profissional que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de questões relacionadas a saúde mental, emocional e do comportamento humano.

    Das principais ações com a família, podemos destacar:

    • Terapia de casal, individual, adolescentes e crianças (dificuldades nos relacionamentos, ansiedade, depressão, traumas, perdas, hábitos, dificuldades de aprendizagem, entre outros.)
    • Sono materno-infantil (consultoria de sono infantil, rotina e distúrbios do sono)
    • Acompanhamento psicológico do pré-natal ao pós-parto e cuidados com o recém-nascido (sono, adaptação de uma rotina saudável…)
    • Orientação de pais (orientações terapêuticas referentes ao tratamento da criança ou do adolescente; soluções para lidar com o comportamento infantil como birras, desobediência, disciplina, desfralde, sexualidade…)

     

    Pediatria/Neonatologia

    O cuidado da Pediatria é voltado para o crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes.

    O médico Pediatra está presente desde o início do nascimento, apoiando o aleitamento materno, nas imunizações e prestando assistência médica tanto de maneira preventiva quanto curativa até o fim da adolescência.

    Pneumologia pediátrica

    Profissional capacitado para o cuidado das doenças respiratórias agudas e crônicas que afetam desde recém-nascidos até adolescentes. Entre as principais doenças pneumológicas que acometem as crianças estão: pneumonias, asma brônquica, bronquiolite, bronquiolite obliterante, broncodisplasia, fibrose cística, lactente sibilante, malformações pulmonares, tosse crônica e distúrbio da deglutição (disfagia).

    Terapia Ocupacional

    A Terapia Ocupacional Infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que podem apresentar quadros com alterações sensoriais, cognitivas e psicomotoras. O TO consegue também intervir com estratégias para estimular o ganho de habilidades de crianças que apresentam o desenvolvimento infantil adequado. A partir de um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completos, a criança será capaz de aprender novas habilidades. O objetivo é auxiliar essas crianças no estabelecimento das suas atividades e proporcionar uma maior autonomia no dia-a-dia e em seu próprio desenvolvimento.

    Mariana Leal Verne - Terapeuta Ocupacional Especialização: Certificada em integração sensorial pela ISC/Ludens, pós-graduação em contextos hospitalares pela Santa casa, pós-graduação em psicomotricidade pelo IsPe Gae, curso de regulação emocional, Terapia em contensão induzida de MMSS, avaliação e internação em visão funcional, DIr/ floortime 201, RBT em Aba.

    Mariana Leal Verne – Terapeuta Ocupacional Especialização: Certificada em integração sensorial pela ISC/Ludens, pós-graduação em contextos hospitalares pela Santa casa, pós-graduação em psicomotricidade pelo IsPe Gae, curso de regulação emocional, Terapia em contensão induzida de MMSS, avaliação e internação em visão funcional, DIr/ floortime 201, RBT em Aba.

    Otorrinolaringologia e Foniatria

    Responsável técnico: Dr. Alexandre Netto

    CRM 120.825

    Últimas notícias do BLOG

    A Importância da Rotina do Sono para as Crianças

    A Importância da Rotina do Sono para as Crianças

    A rotina do sono desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças, sendo essencial para o crescimento físico, o bem-estar emocional e o desenvolvimento cognitivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a qualidade do sono como um dos...