Sobre a Clínica PBSF
A Clínica PBSF reúne uma equipe multidisciplinar de médicos e profissionais, com mais de 15 especialidades dedicadas ao acompanhamento pediátrico, desde o período pré-natal até a adolescência. Nos preocupamos com o neurodesenvolvimento compatível com a idade e as características de cada criança, para que ela atinja seu potencial pleno.
MISSÃO
Utilizar o que há de mais avançado, incorporando tecnologia de ponta e humanização, para assistência de crianças desde antes do nascimento, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento
VISÃO
Ser reconhecida como referência de excelência nacional e internacional no atendimento infantil e seguimento de crianças de baixo e alto risco para lesão cerebral.
VALORES
Humanização, excelência no atendimento, empatia e compromisso com o paciente, acolhimento, ética e respeito.
A HISTÓRIA
Como começou a clínica PBSF?
A Clínica PBSF nasce através do propósito de Proteger Cérebros e Salvar Futuros. Os responsáveis técnicos pela clínica sempre almejaram investir no cuidado integral dos pacientes pediátricos, investindo, portanto, desde o no cuidado especializado no pré-natal, dando suporte, se necessário, para aqueles que precisarem de cuidados avançados em UTIs e evoluindo para o seguimento desta criança, sendo ela com ou sem necessidades especiais.
Por isso a Clínica PBSF já nasce com uma notoriedade e uma bagagem muito grande, com um time altamente especializado no conceito de atenção integral ao binômio mãe-filho, com uma capacidade técnica indiscutível, porém sem nunca se desconectar dos conceitos de humanização e acolhimento.
Vídeo
Nasce a Clínica PBSF
Áreas | Departamentos PBSF
Cardiologia pediátrica
O cardiologista pediátrico cuida de crianças e adolescentes com problemas relacionados ao coração e aos grandes vasos do sistema circulatório (veias e artérias), sendo tanto doenças congênitas (a criança já nasce com elas) e quanto as adquiridas nos primeiros anos de vida. Cansaço, desmaios, lábios, dedos e unhas arroxeados ou azulados (cianose) e sopro (barulho indevido no coração que pode ser percebido pelo pediatra no exame físico) são alguns sinais que indicam a necessidade de agendar uma consulta com um cardiologista pediátrico.
Cirurgia pediátrica
É a especialidade médica responsável pelo tratamento clinico-cirúrgico de crianças com doenças congênitas ou adquiridas, do período antinatal até o fim da puberdade. Os procedimentos mais comumente necessários estão entre correção de hernias (inguinais, umbilical), fimose, criptorquidia dentre outras.
Enfermagem
A enfermagem é responsável pelo cuidado em sua forma mais ampla. Na área materno-infantil, o enfermeiro (a) está diretamente envolvido em todos os processos podendo auxiliar na promoção e manutenção da saúde, além da prevenção e recuperação de doenças. Entre as atividades realizadas, podemos destacar:
– Acompanhamento e orientações durante a gestação, trabalho de parto, nascimento, cuidados com o recém-nascido e no ambiente domiciliar (primeiros cuidados, manejo da cólica e da dor, banho de banheira, ofurô e no chuveiro, primeiros dentinhos, etc).
– Consultoria de amamentação.
– Uso de óleos essenciais da aromaterapia para o bebê, criança e família.
– Colocação do primeiro brinco (furinho de orelha) de forma segura e humanizada.
– Consultoria de sono para o bebê, criança e família.
– Diferentes tipos de massagem, como Shantala e Toque de Piano.
– Curativos de lesões e cuidados com pós-operatórios em geral.
ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA
Endocrinologia Pediátrica é a especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das alterações hormonais da criança desde seu nascimento até o fim da adolescência. Algumas alterações podem resultar no prejuízo do desenvolvimento do organismo da criança.
ELETROENCEFALOGRAMA
Exame de Eletroencefalograma | Laudo em 1 dia útil
Pode ser feito em domicílio: Nos pacientes em Home Care
Especializado em atendimento pediátrico: Bebês e crianças de qualquer idade
Para que serve?
O exame é indicado, na maioria das vezes por um neuropediatra para investigar em bebês e crianças diversos sintomas, sendo os principais:
- Suspeita de crises epilépticas
- Dificuldade de aprendizado
- Alterações de consciência
- Alguns tipos de dores de cabeça
- Movimentos anormais
Como é realizado?
O eletroencefalograma é um exame com a colocação de eletrodos no couro cabeludo que por meio de uma pasta condutora, são detectadas a ondas cerebrais associado a filmagem por vídeo do paciente. É um exame indolor, sem riscos, porém é necessário a colaboração do paciente, e em crianças agitadas pode haver necessidade de uso de medicações para indução do sono.
Avaliados e laudados pelas Neurofisiologistas:
Dra. Paula Girotto Fonseca
Neuropediatra e Neurofisiologista
Membro da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
CRM: 146415
Dra. Letícia Pereira de Brito Sampaio
Neuropediatra e Neurofisiologista
Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
CRM: 77957
- Orientações sobre o exame:
- Para a realização do exame, a criança deve estar com os cabelos lavados e secos.
- Crianças maiores de 2 anos: devem dormir o mínimo possível na véspera ou no dia do exame, além de estarem bem alimentadas no momento da avaliação.
- Crianças menores de 2 anos: podem ser alimentadas no início do exame.
- Os pais ou responsáveis precisam ter à mão mamadeira ou alimentos habituais, além dos apetrechos que o bebê utilize para dormir, tais como chupeta, travesseiros, objetos de apego, etc.
- A criança não deve dormir durante o caminho do exame.
- No caso de crianças que cochilam durante o dia, sugerimos que o exame seja realizado próximo ao horário do cochilo.
- Caso necessário será realizado sedação leve com Hixizine ou Dramim.
Fisioterapia
A Fisioterapia Pediátrica é uma especialidade voltada ao tratamento de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. As doenças tratadas podem ser congênitas ou adquiridas depois do nascimento. Conta com recursos e técnicas que podem prevenir agravos e tratar quadros instalados de doenças motoras, respiratórios, dentre outras. O fisioterapeuta pediátrico estará sempre em busca de proporcionar a independência da criança, para que esta esteja em melhoria constante a cada fase do tratamento. E assim que a criança desenvolva habilidades motoras e cognitivas da forma correta e no tempo esperado.
Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é responsável pela melhora da articulação da fala, da voz, da fluência em leitura e escrita. Além disso, também é encarregado pelos cuidados da audição, deglutição e sistemas orofaciais. Na prática, esse profissional ajudará a criança a se expressar e receber informações, ou seja, a compreender e ser compreendida, por meio da fala, da escrita, da leitura e da comunicação não verbal. Se o seu filho tem apresentado algumas dificuldades nesses setores, a visita ao fonoaudiólogo é capaz de ajudar bastante.
Gastroenterologia pediátrica
O gastropediatra é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do aparelho gastrointestinal da criança e do adolescente. As doenças de abrangência são: Refluxo gastroesofágico; Alergia a proteína do leite de vaca e outras alergias alimentares; Intolerância à lactose; Constipação intestinal; Dor abdominal; Diarréia; Doença celíaca e outras doenças que determinam má absorção intestinal; Gastrites, esofagites e úlceras; Doença inflamatória intestinal; Sangramentos gastrointestinais; Doenças do fígado, vias biliares e pâncreas.
Nefrologia pediátrica
O nefropediatra se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os rins e o trato urinário de crianças e adolescentes que podem ter doenças renais agudas ou crônicas, congênitas ou adquiridas. Os problemas nefrológicos mais comuns são: infecções do trato urinário, enurese e distúrbios da micção (incluindo perda de xixi na cama ou na roupa), hipertensão arterial, anomalias congênitas do rim e do trato urinário, urolitíase (cálculo ou pedra nos rins), hematúria (sangue na urina), síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, doenças hereditárias, doenças císticas renais, doença renal crônica e suas complicações.
NUTRIÇÃO
O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:
- Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
- Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.
- Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
- Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.
NEUROPEDIATRIA
O cuidado da Neuropediatria é voltado às doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso infantil.
O médico neuropediatra age no tratamento, acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Dra. Flavia Barros Lins Souza
CRM 175475 Neuropediatra
especialista em Sono pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e Neuropediatra da Clínica PBSF – Protegendo Cérebros, Salvando Futuros.
NEUROPSICOLOGIA
A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que se dedica ao estudo das interações entre o cérebro e as funções cognitivas, emocionais e comportamentais.
O neuropsicólogo atua no diagnóstico, acompanhamento e intervenção de diversas condições que podem afetar a cognição e o comportamento, abrangendo desde distúrbios de memória e atenção até alterações no raciocínio e nas emoções. Seu trabalho é essencial na avaliação e reabilitação de pessoas com comprometimentos neurológicos, oferecendo suporte tanto no diagnóstico quanto no tratamento de condições como Demências, Traumatismos Crânio-Encefálicos, Transtornos de Aprendizagem, Transtornos de Humor e Transtornos do Espectro Autista.
CRISTIANE KOHLS BECKERT
CRP 06/129526
Formada em Psicologia e com especialização em Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica pela USP e UNIFESP. Membro do grupo de Avaliação e Análise Diagnóstica do Instituto Jô Clemente, atuando diretamente com casos de síndromes genéticas raras, autismo e deficiência intelectual. Pesquisadora científica na área de Inclusão e Transtornos de Aprendizagem Infantil. Experiência clínica no atendimento de pais e escolas com crianças com necessidades específicas, tais como autismo, superdotação, TDAH e dislexia.
Psicologia infantil
O Psicólogo é o profissional que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de questões relacionadas a saúde mental, emocional e do comportamento humano.
Das principais ações com a família, podemos destacar:
- Terapia de casal, individual, adolescentes e crianças (dificuldades nos relacionamentos, ansiedade, depressão, traumas, perdas, hábitos, dificuldades de aprendizagem, entre outros.)
- Sono materno-infantil (consultoria de sono infantil, rotina e distúrbios do sono)
- Acompanhamento psicológico do pré-natal ao pós-parto e cuidados com o recém-nascido (sono, adaptação de uma rotina saudável…)
- Orientação de pais (orientações terapêuticas referentes ao tratamento da criança ou do adolescente; soluções para lidar com o comportamento infantil como birras, desobediência, disciplina, desfralde, sexualidade…)
Pediatria/Neonatologia
O cuidado da Pediatria é voltado para o crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes.
O médico Pediatra está presente desde o início do nascimento, apoiando o aleitamento materno, nas imunizações e prestando assistência médica tanto de maneira preventiva quanto curativa até o fim da adolescência.
Pneumologia pediátrica
Profissional capacitado para o cuidado das doenças respiratórias agudas e crônicas que afetam desde recém-nascidos até adolescentes. Entre as principais doenças pneumológicas que acometem as crianças estão: pneumonias, asma brônquica, bronquiolite, bronquiolite obliterante, broncodisplasia, fibrose cística, lactente sibilante, malformações pulmonares, tosse crônica e distúrbio da deglutição (disfagia).
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional Infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que podem apresentar quadros com alterações sensoriais, cognitivas e psicomotoras. O TO consegue também intervir com estratégias para estimular o ganho de habilidades de crianças que apresentam o desenvolvimento infantil adequado. A partir de um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completos, a criança será capaz de aprender novas habilidades. O objetivo é auxiliar essas crianças no estabelecimento das suas atividades e proporcionar uma maior autonomia no dia-a-dia e em seu próprio desenvolvimento.
Responsável técnico: Dr. Alexandre Netto
CRM 120.825
Últimas notícias do BLOG
Sinais de Alerta para Atraso no Neurodesenvolvimento Infantil: Como Identificar e Agir Cedo
Neurodesenvolvimento: O desenvolvimento infantil é guiado por marcos importantes no neurodesenvolvimento que indicam o progresso saudável da criança em suas habilidades motoras, cognitivas e de linguagem. Quando esses marcos não são atingidos dentro do período...
A Importância da Rotina do Sono para as Crianças
A rotina do sono desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças, sendo essencial para o crescimento físico, o bem-estar emocional e o desenvolvimento cognitivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a qualidade do sono como um dos...
Desmame Gentil: Como Fazer a Transição Amorosa para o Bebê e a Mãe
Desmame Gentil é um momento marcante na jornada de amamentação e pode ser feito de forma gentil e amorosa. Mas o que exatamente significa "Desmame Gentil"? Esse termo refere-se a um processo de transição gradual e respeitoso, que leva em consideração tanto o tempo do...